Que força uma tartaruga poderia ter? Será que ela é considerada forte por causa de seu casco duro? Por que será que uma mãe desejaria ter a força de uma tartaruga? Com uma tremenda sensibilidade, a autora consegue perceber que a força dos seres humanos, especialmente a das mães, jamais poderá ser comparada à força das mães tartarugas em um determinado momento de suas vidas.
Editora: Franco Autor: Hozana Costa Ilustrador: Meri Faixa Etária: 8 a 10 anos Nº de pág: 20 Acabamento: Brochura Formato: 17x25 cm ISBN: 978-85-7671-286-2
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Temas abordados: ciclo de vida e habitat das tartarugas; relacionamento e familiar, síndrome do ninho vazio. HISTÓRIA: - Confeccione com o auxílio da família, a árvore genealógica da criança até a quarta geração (se possível). - A partir das árvores genealógicas, as famílias ajudarão as crianças a responder um questionário sobre os relacionamentos e diferenças marcantes no cotidiano entre as épocas. - Analise o papel da mulher na sociedade hoje (mãe, profissional e provedora do lar). CIÊNCIAS: - Levante hipóteses sobre que tipo de força uma tartaruga pode ter. - Levante hipóteses sobre as características da tartaruga. - Sugira uma pesquisa comparativa entre a tartaruga, o cágado e o jabuti. - Pesquise e debata sobre o Projeto Tamar para compreender ações de preservação ambiental. - Pesquise sobre o ciclo de vida e habitat das tartarugas. - Levante hipóteses sobre os perigos que as tartarugas marinhas enfrentam. - Elenque situações do cotidiano familiar que causam estresse, suas causas e consequências. - Reconheça que higiene pessoal e ambiental são importantes à preservação da saúde. LÍNGUA PORTUGUESA: - Divida a turma em dois grupos. Cada grupo receberá cartas com imagens que representem as atividades diárias de uma mãe. Cada grupo fará mímica para o grupo adversário adivinhar. Após a brincadeira, o professor deverá discutir com a turma sobre a excessiva carga de trabalho das mães. - Peça que as crianças façam desenhos de suas atividades do dia. Cole as imagens no quadro ao lado das imagens das atividades maternas para compará-las. - Reconte a história até a parte da discussão de Paula com os filhos e questione sobre o que poderia ter acontecido para que a mãe não ficasse chateada. - Produção coletiva de um novo texto. - Leitura de imagens páginas 04 ou 05. Solicite que as crianças listem os objetos que aparecem na imagem completando o quadro com artigos definidos e indefinidos de acordo com o número (singular ou plural). Produza um texto descritivo da cena. - Escreva em uma lista a rotina da criança e da sua mãe em casa. - Elenque atividades que a criança consegue fazer sozinha e atividades que depende do auxílio da mãe. - Analise o E.C.A. (Estatuto da criança e do adolescente), reflita sobre o Trabalho Infantil e os direitos e deveres da criança e adolescente. - Leitura de imagens páginas 12 ou 18 para produção de texto. - Utilize os diálogos das páginas 05,06 e 07 para dramatizar a cena de acordo com os balões utilizados nos quadrinhos como: fala, grito, sussurro, etc. - Sequencie as quatro últimas cenas que mostram o final da história. - Após sequenciar as imagens que mostram o ciclo de vida das tartarugas que aparecem no texto, crie mais três ou quatro imagens que possam mostrar a continuidade desse ciclo.